top of page

Santa'Ana Mestra e a Menina

Quando, em 2011, o Atelier Olga Tukoff recebeu de um cliente de Bagé, RS, a proposta de refeitura de uma imagem antiga houve uma certa hesitação na admissão da encomenda, já que isso representa uma certa violação das normas da Restauração em se tratando de peças de Arte Sacra originais.

As fotos, entretanto, mostravam um estrago terrível, causada pelos anos e por negligência imperdoável: a policromia desaparecera; a estrutura estava aberta longitudinalmente por uma rachadura enorme; o rosto da santa já não existia, em consequência de uma tentativa de restauro desastrosa.

Intatos, apenas os seus pés, uma das mãos, parte das roupagens, metade da peanha e a Menina que, linda, conservava ainda os seus olhos de vidro.

A encomenda foi então aceita, numa tentativa de salvar o conjunto de imagens que se revelava erudito, de ótima feitura.

A estrutura aberta foi rejuntada por cavilhas internas de madeira. Tendo como referência o tipo do rosto da Menina, Edivaldo Amaral fez o da Mãe. A mão remanescente serviu de modelo para a outra.

E assim, detalhe por detalhe, o conjunto foi refeito. A policromia foi executada nos moldes mais próximos possíveis da usada no século XVIII, empregando-se ouro genuíno no folheamento, terras naturais e têmperas.

E o resultado foi a revitalização de uma peça com uma das mais interessantes temáticas da Arte Sacra Barroca: a Sant'Ana de pé, ensinando a sua filha pequenina a ler.

 

Atelier Olga Tukoff Arte Sacra
Atelier Olga Tukoff Arte Sacra
Detalhes da Policromia e Escultura dos Pés
Atelier Olga Tukoff Arte Sacra
Atelier Olga Tukoff Arte Sacra
Atelier Olga Tukoff Arte Sacra

Atelier Olga Tukoff

Arte Sacra
bottom of page