Capela da Câmara dos Vereadores de Mariana
ou Capela de Nosso Senhor dos Passos
A confecção da montagem da Capela da Casa de Câmara dos Vereadores de Mariana, iniciada em 2012 e entregue em janeiro de 2013, desde o começo foi um trabalho que requereu grande atenção e pesquisas.
O pequeno prédio a que se destinava, de 1795, integra o grande e precioso complexo arquitetônico que serve aos edis de nossa cidade desde a sua construção iniciada em outubro de 1782, a partir do projeto de José Pereira Arouca, e terminada no ano de 1795.
A referência para a feitura do esquema decorativo, padronagens e paleta de cores, foram as desenvolvidas no interior da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Mariana, monumento histórico executado na mesma época, com a sua decoração em estilo Rococó.
A capela, originalmente consagrada a Nosso Senhor dos Passos e ponto da última bênção dada aos condenados, passou a servir à devoção do Corpo de Dragões que servia aos Governadores da Província, o que lhe trouxe a veneração a São Jorge.
Em 2012, entretanto, foi-lhe restituído a sua titularidade original, a de Nosso Senhor dos Passos, por decisão dos Vereadores de Mariana.
O conjunto do altar com a imagem de roca de Nosso Senhor dos Passos.
A Virgem do Carmo, padroeira de Mariana, detalhe do frontal do altar.
Imagem de Nossa Senhora do Carmo em cedro policromado.
Oratório de Nosso Senhor dos Passos