

Capela da Câmara dos Vereadores de Mariana
ou Capela de Nosso Senhor dos Passos
A confecção da montagem da Capela da Casa de Câmara dos Vereadores de Mariana, iniciada em 2012 e entregue em janeiro de 2013, desde o começo foi um trabalho que requereu grande atenção e pesquisas.
O pequeno prédio a que se destinava, de 1795, integra o grande e precioso complexo arquitetônico que serve aos edis de nossa cidade desde a sua construção iniciada em outubro de 1782, a partir do projeto de José Pereira Arouca, e terminada no ano de 1795.
A referência para a feitura do esquema decorativo, padronagens e paleta de cores, foram as desenvolvidas no interior da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Mariana, monumento histórico executado na mesma época, com a sua decoração em estilo Rococó.
A capela, originalmente consagrada a Nosso Senhor dos Passos e ponto da última bênção dada aos condenados, passou a servir à devoção do Corpo de Dragões que servia aos Governadores da Província, o que lhe trouxe a veneração a São Jorge.
Em 2012, entretanto, foi-lhe restituído a sua titularidade original, a de Nosso Senhor dos Passos, por decisão dos Vereadores de Mariana.

O conjunto do altar com a imagem de roca de Nosso Senhor dos Passos.


A Virgem do Carmo, padroeira de Mariana, detalhe do frontal do altar.


Imagem de Nossa Senhora do Carmo em cedro policromado.

Oratório de Nosso Senhor dos Passos
Atelier Olga Tukoff
Arte Sacra


